Webjornalismo
O ruído das máquinas de escrever, dos telefones para girar e os filmes das câmeras fotográficas analógicas, hoje fazem parte apenas de histórias em filmes e livros antigos. Foram substituídos por celulares cada vez menores e com menos botões, além de computadores e tablets, que tiram fotos, editam, fazem vídeos e enviam para qualquer lugar do mundo em segundos. A comunicação migrou para a rapidez, a qualidade, e a mobilidade. A internet está em vários lugares. Nos bancos, nas ruas, no ônibus, nas avenidas, no mercado, nas lojas, ao seu redor.
De acordo com MOHERDAUI (2000, p.21)
A internet é um conjunto de recursos tecnológicos que coloca a disposição a qualquer cidadão que tem computador um modem e uma linha telefônica uma enorme quantidade de informação e possibilidades de acesso a serviços diversificados. A chegada desses equipamentos foi um marco importante para o desenvolvimento e incremento da informação – por meio da divulgação instantânea de imagens e sons – e também para a troca de informação entre computadores e acesso aos bancos de dados.
É chegada a chamada Era Digital, e na comunicação se deu nos Estados Unidos no final dos anos 80. As mudanças foram marcadas por rapidez na informação e o trabalho estava resumido em serviços de notícias para um determinado grupo, que era oferecido por provedores como América Online. O mundo começava a sentir a mudança na forma da transmissão da comunicação.
Em 1970, o Jornal The New York Times (www.nytimes.com) foi o precursor na criação de uma página da internet para o jornal. Foi chamada de New York Times Information Bank. De acordo com informações de MOHERDAUI (2000, p.23 e 24), o jornal disponibilizou recursos e textos para seus clientes, que possuíam pequenos computadores. Com os resultados apresentados, outros veículos de comunicação passaram a utilizar o mesmo serviço, como San Jose Mercury News (HTTP://mercurycenter.com) que em 1994 expandiu o serviço e os editores passaram a cobrar acesso ao conteúdo.
Atualmente o site San Jose Mercury News http://mercurycenter.com possui um layout clean, contendo pouca publicidade, links para outras matérias relacionadas e redes sociais, seguindo as pesquisas e orientações de qualidade e acessibilidade dos profissionais da produção de web.

Figura 1: Site atual do Jornal San Jose Mercury News
Fonte: http://mercurycenter.com
Os jornais The Wall Street Journal e Washington Post em 1995 seguiram o mesmo caminho e apresentaram seus materiais na rede.
Jornalismo no Brasil
No Brasil, as empresas jornalísticas entraram na rede a partir de 1980. O trabalho teve início com ações isoladas como com o Estado de São Paulo. Seguindo os moldes americanos, o jornalismo digital se desenvolveu e começou a proliferar em 1995.
De acordo com MOHERDAUI (2000, p.26), no dia 28 de maio de 1995, o Jornal do Brasil (www.jb.com.br) realizou a primeira cobertura completa no espaço virtual. Pouco tempo depois, a ideia foi bem aceita por outros veículos que passaram a ter seus conteúdos na web como Estado de São Paulo (www.estado.com.br), a Folha de São Paulo (www.folha.com.br), o Globo (www.oglobo.com.br), O estado de Minas (www.estaminas.com.br), a Zero Hora (www.zerohora.com.br), Diário de Pernambuco (www.dpnet.com.br), e o Diário do Nordestewww.uol.com.br/diariodonordeste.
Em 1996 o Universo On-line (www.uol.com.br) lançou o Brasil On-line, primeiro jornal em tempo real em língua portuguesa da América latina com informações de agenciais de notícias. Já em 1997, a Revista Veja investiu no jornalismo online e disponibilizou na web um site (www.veja.com.br) com materiais produzidos e arquivos das edições semanais. No ano 2000, surge o primeiro jornal on-line concebido e produzido para a internet brasileira, lançado pelo Provedor de Acesso Internet Grátis (www.ig.com.br) chamado de Último Segundo (www.ultimosegundo.com.br).

Figura 2: Site atual de Último Segundo
Ainda segundo informações de MOHERDAUI (2000, p.29), Em 2001, as Organizações Globo iniciaram um grande investimento no Jornalismo Online e criaram o Portal Globo News.com (www.globonews.com), colocando a disposição dos internautas materiais de jornais, revistas, emissoras de rádio e grupos de TV. Em 2006, investiram em tecnologia e criaram o Portal de Notícias G1 que reúne o conteúdo geral das organizações, e aposta na convergência das mídias jornal, TV, rádio e web.
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