Jornalismo
O Jornalismo é uma atividade profissional e informativa, realizada periodicamente e difundida através dos meios de comunicação de massa como imprensa, rádio, jornal, televisão e imprensa online. Também pode ser definido como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre diversas atividades. A história de nossa imprensa começa em 1808, com a publicação da Gazeta do Rio de Janeiro e do Correio Braziliense.
Segundo SCHMITZ, Aldo Antonio (2011, p.9):
“Mas o jornalismo como se conhece hoje é um fenômeno do século XIX e uma invenção anglo-americana, por ser informativa e não publicista, ou seja, a notícia centrada no fato, a busca da verdade, a independência, a objetividade e a prestação de serviço público. A figura do repórter, por exemplo, surge por volta de 1870, por se caracterizar no tipo de jornalista que busca a notícia (newsgathering), tomava nota sobre os eventos e considerava os fatos. Até então os jornalistas não perguntavam às fontes, apenas relatam o ocorrido e emitiam suas opiniões pessoais”.
Até o ano de 1860, nos Estados Unidos da América (EUA), o jornalismo não formava ainda uma classe profissional nem uma indústria. Isso viria a ocorrer no final do século XIX, dando origem ao ideal da objetividade. O campo do jornalismo passa articular com os campos políticos, econômicos e sociais, sujeito às relações comerciais, às pressões do público, às ações dos jornalistas, aos interesses sociais, públicos e culturais. Então, as fontes entram nesse campo pra fazer o seu jogo. Segundo SCHMITZ, Aldo Antonio (2011, p.10).
Produção
As perguntas fundamentais para escrever um texto jornalísticos são: O que? Quem? Quando? Onde? Como? E Por quê? O trabalho do jornalismo é dividido em quatro etapas básicas:
Pauta: é a seleção de assuntos que serão abordados. As pautas podem ser definidas de acordo com o critério de noticiabilidade (o valor-notícia). Elas podem ser sugeridas diretamente pelo jornalismo ou mesmo pelo público receptor.
Apuração: é o processo de verificação da informação após a definição da pauta. É feita com documentos, imagens e pessoas que fornecem informações chamadas de fontes. O jornalista busca manter um bom relacionamento com as fontes envolvendo principalmente a confidencialidade.
Redação: é a produto final da organização das informações em forma de texto verbal. Pode ser utilizada no impresso (jornal ou revista), de forma online na internet ou em voz alta como na rádio, TV e cinema.
Edição: É o material final que segue para os veículos. Ele é analisado e alterado se necessário seguindo os critérios do jornalismo. No jornal impresso, a edição é realizada no corte ajuste dos textos de acordo com o espaço definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo. Também faz parte da edição, pois é ela que adequa o texto ao espaço. No radiojornalismo a edição é feita através do corte e adequação de som e textos de locução. E no telejornalismo, ela funciona com a edição de imagens em movimento.
De acordo com DUARTE, Jorge (2011, p.3):
E porque noticiar se tornou a mais eficaz forma de agir no mundo e com ele interagir, as relações com a imprensa passaram a constituir preocupação prioritária na estratégia das instituições, tanto as empresariais quando as governamentais, para as interações com a sociedade – à qual se ligam, hoje, mais por teias comunicativas do que por atividades ou ações de materialidade objetiva.
O jornalista deve buscar sempre todas as informações de uma fato, mantendo a imparcialidade. É preciso apurar os dados com responsabilidade e ética.
O texto Jornalístico
O texto jornalístico busca principalmente a compreensão do público que irá recebê-lo. Escrever com qualidade nem sempre é tão simples, e no jornalismo ele ganha um destaque especial. A linguagem deve ser clara, informações precisas e estilo atraente.
O Jornalista
O jornalista é o profissional da notícia, e tem o objetivo de investigar, divulgar fatos e informações de interesse público. Ele apura as informações, define as pautas, redige e edita as reportagens, faz entrevistas e artigos adaptando ao tamanho, veículo e ao público destinado.
O profissional precisa ter senso crítico, domínio do português e técnica de redação, capacidade de expressão, curiosidade, e precisa dominar as ferramentas na área que atua. O mercado de trabalho valoriza e busca profissionais com diploma de jornalismo.
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