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13º Lição: Microblogging

Microblogging

Após o surgimento e o desenvolvimento do blog, a necessidade e a rapidez de ferramentas de comunicação mais simplificadas, fez surgiu há poucos anos, uma ferramenta mais objetiva, voltada para postagens com limitações de caracteres, com uma certa relação de mobilidade: o microblogging. Ele segue algumas características do blog, porém de uma forma mais simples.
Para Telles (2011, p.60):
Comparado a um blog comum, o microblogging satisfaz a necessidade de um modo de comunicação ainda mais rápido. Encorajando posts menores, ele diminui o gasto de tempo e o pensamento investido para a geração de conteúdo. Além de gerar conteúdo, o usuário pode compartilhar links de vídeos ou de páginas da web que tenham um conteúdo interessante que o usuário acredite ser relevante para seus seguidores.
Existem diversos microbloggings espalhados pela rede que podem postar até vídeos com outros caracteres. Empresas estão utilizando os microbloggings para ter uma comunicação direta com os clientes, podendo tirar dúvidas e solucionar problemas. De acordo com Telles (2011, p.60) essa resposta que a empresa oferece ao consumidor é muito importante para que este possa desenvolver uma confiabilidade maior, e assim ser um dos responsáveis por beneficiar a imagem da empresa dentro da rede.
A ideia principal do microbloggings é fazer um post curto que possa transmitir a informação necessária. Osmicrobloggings possuem ferramentas que possibilitam a colocação de links, que levam a outros sites.
Para ZAGO (2009, p.28):
Assim como os blogs, os microblogs poderiam então ser definidos como um formato especial de publicação na Internet, normalmente utilizado a partir de ferramentas específicas, e que apresenta determinadas características típicas. Para melhor compreender as características do formato, faz-se necessário conhecer um pouco das particularidades das ferramentas de microblogging.
O tempo está se tornando cada vez mais curto para a população que passa o dia na correria e busca facilidades na hora de buscar informações. Os microbloggings facilitam a visibilidade e a postagem das informações que podem ser feitas por dispositivos móveis. A internet móvel já é uma realidade, e diversos aparelhos de baixo custo oferecem esse serviço. Através do desenvolvimento da tecnologia e a busca pela mobilidade e facilidade, as empresas passaram a investir para desenvolver os sites voltados aos dispositivos. Você pode baixar a versão do Twitter para oiphone ou smarthphone gratuitamente, se quiser, assim como em outros aparelhos de dispositivos móveis.
De acordo com Zago (2009, p. 42):
Algumas ferramentas de microblogs facilitam a integração com a mobilidade, ao fornecerem números para o envio de atualizações por mensagens SMS, como é o caso do Twitter e do Jaiku, ou ao oferecerem uma versão móvel de seus websites, com funcionalidades reduzidas e especialmente adaptadas para o acesso a partir de computadores portáteis e celulares, como é o caso do Twitter e do Pownce. E essas ferramentas têm ainda o potencial de serem apropriadas para a prática do jornalismo móvel.
Para o jornalista a utilização do microblogging no dispositivo móvel facilita ainda mais o trabalho, que pode ser atualizado de qualquer lugar, a qualquer momento. Ele pode produzir vídeos, utilizando o youtube para a hospedagem, que é uma mídia social, e enviar através de um link, pelo microblogging juntamente com a notícia.

TWITTER
Uma mensagem escrita em 140 caracteres que pode se transformar em um livro-reportagem. Informações que se tornam “furo” antes mesmo de chegar às mãos de um repórter. Uma forma de manifestação e liberdade de expressão. Assim podem ser definidas as mensagens enviadas pela ferramenta Twitter, que hoje possui mais 50 de milhões de pessoas cadastradas. 
De acordo com Prado (2011, p.197) o Twitter é uma das redes que mais cresce desde 2006 – para se ter uma ideia em março de 2010, quando o serviço de microblogging completou quatro anos, atingiu a marca de 50 milhões de tweets, ou seja, algo em torno de 600 “twítadas” por segundo (...) é um espaço polêmico entre jornalistas e estudioso de comunicação.
Segundo informações da revista Plug Especial Digital (2009) Twitter significa gorjear, em inglês. Para seus criadores, escrever em até 140 toques no microblog seria como o gorjear de um pássaro. Os fundadores pensavam em batizá-lo como Twttr, sem vogais mesmo.
De acordo com Recuero (2009, p.174):
A ideia do Twitter nasceu com Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Williams ainda em 2006, como um projeto da empresa Odeo. Uma das características mais importantes do sistema é que permite que sua API seja utilizada para a construção de ferramentas que utilizem o Twitter. Isso fez da ferramenta extremamente popular, sendo utilizada em inúmeras iniciativas, como a Summize, ferramenta de busca no sistema que posteriormente foi adquirida pelo Twitter e tornou-se sua busca “oficial”.
O twitter é uma ferramenta para micro-blogagem baseada em uma estrutura assimétrica de contatos, no compartilhamento de links, e na possibilidade de busca em tempo real. Seu funcionamento consiste a partir do envio de mensagens curtas, que são chamadas de tweets, que são visualizadas por seus followers, que são os seguidoresAs mensagens podem significar o que a pessoa está fazendo no momento, ou através de replies, que são as respostas, para pessoas que enviaram um tweet.
O título de cada usuário é seguido pelo signo “@”, que permite saber quando o Twitter do usuário é citado e quantas vezes. Ex: @karinabeatrice.
Se a pessoa quer tratar de um assunto e quer ter facilidade na busca na ferramenta, usa-se o caractere # (hashtag). Para Telles (2011, p. 62) Se você escrever #midiassociais, estará permitindo que alguém pesquise e encontre todos os tweets sobre o assunto, inclusive o seu. Note que a partir de 2010, as hashtags no twitter passaram a aceitar acentos e cedilhas, e que abriu um leque para vários idiomas neolatinos como português, francês e italiano (...).
O uso da hashtag # tem grande importância no Twitter para que as pessoas possam encontrar as informações de um determinado assunto, e também possam seguir pessoas que antes não faziam parte de sua rede. Muitas empresas utilizam a hashtag # para divulgar campanhas, produtos e ações, pois chama atenção das pessoas e faz com que elas identifiquem um determinado assunto.
A ferramenta possibilita que as pessoas saibam quais os assuntos mais comentados no Twitter a nível mundial. O chamado trending topics são como um termômetro para os “twitteiros”, que podem acompanhar os TT por país ou Worldwide.
Para criar um Twitter, basta entrar no site www.twitter.com, preencher umas informações pessoas, criar um nome ao qual você será identificado pelos “twitteiros”. “Ao criar sua conta, você tem 160 caracteres em uma seção chamada “Bio” para explicar quem você é. Isso leva muito pouco tempo para escrever, e pesquisas mostram que as contas com Bios, em média, tem muito mais seguidores do que as contas sem bios”. (Telles, 2011, p.64).
O Twitter possibilita ao usuário fazer o upload de uma imagem personalizada para ficar exposta ao fundo da sua página. Alguns usuários utilizam imagens que o identifiquem ou sua logo, no caso das empresas.
Para Java (at al 2007 apud ZAGO 2008, p.39) Em meados de 2007, propuseram uma taxonomia dos tipos de atualizações no Twitter baseada na intenção dos usuários com suas mensagens. Os autores identificaram quatro utilizações principais para o Twitter (que podem, em maior ou menor escala, ser encontradas em outras ferramentas de microblogging): a) trivialidades cotidianas (“Daily Chatter”), ou o uso tradicional de se dizer o que se está fazendo no momento, com base na função de “Diário Virtual” dos blogs. (identificado como o uso predominante do Twitter);
b) conversações (conversation) - o Twitter pode ser utilizado para estabelecer conversações; para isso, basta colocar uma arroba seguida do nome do usuário para quem se quer dirigir uma determinada atualização, e esse usuário então será notificado da mensagem a ele direcionada;
c) compartilhamento de informações e URLs (“Sharing information/URLs) - os autores identificaram que 13% das atualizações do Twitter citavam outras páginas da Internet, a partir da aposição de URLs, essa utilização tem relação com o uso original dos blogs, de se comentar links;
d) difusão de notícias (reporting news) - o Twitter pode ser utilizado para a publicação de notícias. Embora não prevista inicialmente, a utilização de microblogs como o Twitter como ferramenta jornalística tem aos poucos se consolidado, em decorrência da versatilidade do sistema de publicação em um microblog. E, à medida que esse uso cresce, novas formas de utilização vão sendo criadas e aperfeiçoadas.
O Twitter possibilita que as pessoas possam enviar as mensagens de outras pessoas para a rede, por meio do RT (retweet). Se a pessoa acha interessante um tweet e quer inclusive complementar com alguma informação, ela pode dar um RT. Para Telles (2011, p.65) (...) Entre às 11h e às 18h é o horário mais utilizado para retweetar. A maioria dos retweets contém um link, e falar de si raramente renderá um RT.
Outra opção do Twitter para o envio de mensagem é a Direct Messages (DMs). São mensagens privadas que a pessoa envia a outras pessoas sem que ninguém possa ver. Porém apenas as pessoas que seguem podem enviar DMs.
Como as mensagens do Twitter permitem que apenas 140 caracteres sejam escritos, para poder escrever a mensagem e colocar um link, são utilizados os encurtadores de links. O link é colocado no site do encurtador, e o serviço retorna em uma versão mais curta, que leva o visitante ao endereço original. Assim é possível postar matérias e imagens em um curto espaço.
Algumas ações podem facilitar o relacionamento com as demais pessoas presentes na ferramenta e auxiliar para que a pessoa ou a marca seja reconhecida. Usar motores de busca no Twitter para encontrar palavras-chave é importante para saber se a pessoa ou a marca está sendo mencionada. Seguir pessoas interessantes e da área de atuação, atrai os demais para seguir o seu Twitter. É interessante também questionar ou sugerir novas ideias para a área desejada por meio do Twitter, assim como pesquisas, propagandas e promoções.
O twitter é a mídia social que mais possui ferramentas. Elas auxiliam na pesquisa, divulgação de informações e coleta de dados. A SocialOomph.com é uma ferramenta que faz envio de mensagens aos seus seguidores. De acordo com Telles (2011, p.68) Além da DM automática, ele ainda tem várias outras opções para o Twitter como: agendar tweets, ver keywords, ver quando alguém te menciona ou dá RT em seu tweet.
Twitpic.com é a ferramenta que possibilita a colocação de fotos no Twitter e a diminuição de URLs. A Tinyurl.com é a ferramenta que possibilita usar caracteres especiais como flechas e smiles. O Migre.me é o site encurtador de link, e o hootsuite e tweetdeck permitem que várias contas do Twitter sejam gerenciadas ao mesmo tempo. A ferramenta Sorteie.me usa a base de dados do migre.me ou @twitter para fazer sorteios de até 10 usuários, e utiliza o radom.org para gerar resultados aleatórios.
O Twhirl é um aplicativo da Adobe que oferece um corretor ortográfico. O Tweepz é utilizado para encontrar usuários por cidade, palavra-chave na bio ou pelo nome. O Favotter é utilizado para descobrir quem favoritou seus tweets e quais foram eles. A ferramenta Twitter Counter é utilizada para gerar um gráfico com quantos seguidores a pessoa tem, ganhou por dia, mês, ano, e quando começou a tweetar. O Twibbon é uma ferramenta usada para criar uma campanha no Twitter e a ferramenta Twitbacks é utilizada para criar backgrounds rapidamente.
A ferramenta Twitter possibilita várias ações na rede para aproximar pessoas, fazer propagandas e promoções, fazer com que marcas e pessoas fiquem conhecidas e reconhecidas, e auxilia em pesquisas e busca de dados. Para Telles (2011, p.79) O conceito de Marketing Social pode ser aplicado no Twitter. Empresas que adotam iniciativas no terceiro setor podem integrar seus projetos às mídias sociais.

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