TRADUTOR * NOSSO CONTATO cursosbrasilqualificado@gmail.com

.

11º Lição: Jornalismo

Redes Sociais

mapa-das-mídias-sociais-na-internet
Redes sociais são plataformas online que reúnem pessoas com algum objetivo em comum. Atualmente as ferramentas mais utilizadas para a inserção nas mídias sociais é o Twitter e o Facebook.  As pessoas criam seus perfis para conhecer outras pessoas, acompanhar o dia-a-dia e expor suas atividades, seja pessoal ou profissional. De acordo com Telles (2011, p.19), as mídias sociais são sites na internet construídos para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos.
De acordo com informações do site http://www.pukis.com.br, a E.Life, empresa especializada em monitoramento de mídias na internet, divulgou no dia 25 de março de 2011, que os usuários brasileiros são os que mais dedicam seu tempo nas redes sociais. Entre novembro de 2010 e janeiro de 2011, foram entrevistados 950 usuários do Facebook e Twitter. De acordo com esse estudo, 42,5% dos usuários passam 41 horas por semana conectados às redes sociais, o que significa um total de 6 horas por dia. A pesquisa afirma que o Facebook e o Twitter vêm crescendo em ritmo acelerado no Brasil. Em 2009, quando esse mesmo estudo foi feito para medir a frequência dos brasileiros nas redes sociais os números mostravam que 49% faziam parte do Facebook e 76% do Twitter. Já no final de 2010, esses números subiram, respectivamente, para 91% e 89%.
Uma ferramenta que proporciona uma conversa entre várias pessoas ao mesmo tempo pela internet. Os chats de conversa e o programa ICQ foram os pioneiros nesta forma de comunicação. Conquistando milhões de usuários, o ICQ surgiu em 1997, e significa a expressão em inglês: “I Seek You” (ou “Eu Procuro Você”, em português).  O Programa permitia que o usuário enviasse mensagens instantâneas a várias pessoas tanto em janelas separadas, quando a pessoa podia conversar a sós com outra, como em grupos, mais ou menos como na timeline do facebook. O ICQ perdeu espaço para outras ferramentas e recentemente ganhou uma reestruturação, uma nova versão, com várias funções, desde uma rede social totalmente integrada a outras (como Facebook e Twitter) até novos jogos e ferramentas.
A utilização das mídias sociais já acontece diariamente para uma grande parcela da população, que já pode acessar suas contas pelo celular, pelo computador ou por um tablet. A necessidade de compartilhar informações do dia-a-dia é estudada como um fenômeno de mudança do comportamento da sociedade.
Para Recuero (2009 p.16):
Esses fenômenos representam aquilo que está mudando profundamente as formas de organização, identificação, conversação e mobilização social: o advento da Comunicação Mediada pelo Computador. Essa comunicação, mas do que permitir os indivíduos a comunicar-se, amplificou a capacidade de conexão, permitindo que redes fossem criadas e expressas nesses espaços: as redes sociais mediadas pelo computador. (...) essas redes conectam não apenas computadores, mas pessoas.
Milhões de pessoas conectadas informando o que estão comprando, onde estão indo, o que estão comendo e o que estão fazendo no trabalho. As mídias sociais se tornaram uma janela para o mundo, onde as empresas encontram a oportunidade para oferecer seus produtos e serviços.
De acordo com Telles (2011, p.7):
A ideia de Rede Social começou a ser usada a cerca de um século, para designar um conjunto complexo de relações entre membro de um sistema social a diferentes dimensões. A partir do século XXI, surgiram as redes sociais na internet, e, do ponto de vista sociológico, permanecem os mesmos conceitos. (...) Os empresários já veem a importância de se contratar profissionais especializados ou consultores para treinar suas equipes internas com o objetivo de gerenciar suas contas nos ambientes sociais (...).
De acordo com Telles (2011, p.19), o Brasil é o 2º em usuários no youtube, gmail e Twitter; 90 milhões é o número de Tweets no Twitter por dia, sendo que 25% deles contém links (fonte: Techcrunch, setembro de 2010); o Twitter registrou mais de 100 milhões de novas contas só em 2010 (dezembro, G1); no Brasil, mais de 85% dos internautas participam de alguma mídia social (...). Atualmente existem inúmeros sites de redes sociais que compreendem mensagens, compartilhamento de fotos, vídeos e áudios. São eles: Orkut, MySpace, Sonico, Facebook, Ning, Badoo, Linkedin, Foursquare, Twitter e muitos outros que possuem suas regras e características.
De acordo com Telles (2011, p.82):
(...) a maioria das redes sociais contém o conceito de um grupo- um conjunto de pessoas unidas com um interesse em comum. Os membros do grupo podem compartilhar notícias, discussões, e os administradores do grupo podem enviar mensagens privadas para qualquer um. Assim como a maioria das redes sociais, permite que você crie um evento e convide seus amigos para participar.
A ideia da utilização das redes sociais no jornalismo tem conquistado grande parte dos veículos, que produzem seu material e o inserem em forma de pequenas postagens no twitter, facebook e youtube. De acordo com Prado (2011, p.197) (...) enquanto alguns torcem o nariz ao afirmar que não dá para escrever algo substancial em 140 caracteres, outros o acham perfeito para uma informação breve e concisa (...).
O uso das redes sociais modificou a forma de como a notícia chega ao internauta. Em tempo real, as pessoas recebem as informações com links que levam as matérias publicadas em sites dos veículos, que podem conter imagens e vídeos.
Para Souza e Azevedo (2010, p.1):
Pessoas e empresas fazem uso desta tecnologia on-line para compartilhar conteúdo, o que inclui opiniões, experiências, perspectivas utilizando textos, imagens, vídeos. Isto dá possibilidade para interação instantânea entre os usuários. Manter este vínculo com clientes tem sido trabalhado e investido pelas organizações com maior intensidade, pois nele encontraram uma nova forma de promover seu produto ou serviço e acompanhar como está sua imagem institucional; são as mídias sociais utilizadas como filtro de opinião.  Essas ferramentas no ambiente corporativo representam uma nova forma de difundir informações dos produtos e serviços com redução de custo.
redes_sociais
Fonte: http://canaldoempreendedor.com.br/banner-principal/segundo-estudo-brasileiros-sao-os-que-mais-interagem-com-marcas-nas-redes-sociais/

FACEBOOK
O facebook é uma rede social que foi lançada em 4 de fevereiro de 2004, por Mark Zuckerberg e seus colegas de quarto da faculdade:  Eduardo SaverinDustin Moskovitz e Chris Hughes. Em pouco tempo ele tornou-se um fenômeno mundial com bilhões de usuários. A cada minuto os usuários do facebook compartilham cerca de 3,2 milhões de posts, fotos, vídeos, curtidas e atualizações de status.
De acordo com Teixeira (2013, http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed768_jornalismo_de_facebook)
“Estas redes facilitaram a vida dos jornalistas? Sim. É possível dar uma resposta positiva para a questão acima. Afinal, quando 140 caracteres no Twitter não se transformaram em uma boa matéria ou quando um perfil no Facebook não contribuiu na localização da foto de alguém que sofreu um acidente e acabou falecendo? Acha assombroso quando dito isso? Mas é o que ocorre. Apesar de positivo, as redes sociais também condicionaram o jornalismo à mesmice. Imagine uma cidade pequena ou de médio porte, onde há poucos jornais e onde a relação de amigos/contatos é basicamente a mesma? Imagine ainda estes profissionais da comunicação “caçando” no Facebook ou em qualquer outra rede assuntos que podem ser repercutidos nos jornais onde atuam”.
Confira mais informações www.facebook.com
LINKEDIN
É uma rede social para utilização profissional fundada em dezembro de 2002 e lançada em maio de 2003. Em 2013, chegou ao número de mais de 238 milhões de usuários. Em vários países, o Linkedin é utilizado como currículo profissional originando as contratações nas empresas. Você passa a receber informações da sua área e faz contato com diversos profissionais. A rede social pode ajudar o jornalista a encontrar, furos, fontes e vagas de emprego.
SKYPE
É um programa utilizado para fazer chamadas de voz e/ou vídeo grátis pela internet. Você pode fazer ligações para pessoas em todo o mundo de uma forma simples e objetiva. Para as pessoas que tem o Skype instalado em seus dispositivos e computadores as conversas são gratuitas, somente em ligações para telefones convencionais há cobrança de tarifas. Segundo informações do site http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/s/skype.html, é Desenvolvido pela Microsoft, o programa substituiu recentemente o MSN e também pode ser utilizado como um mensageiro instantâneo, pois permite enviar mensagens de texto e arquivos para a lista de contatos. Além disso, com boa qualidade de áudio e vídeo, ele possui integração com o Facebook e com o Windows Live ID e oferece ao usuário um número de telefone para receber chamadas. É de grande importância para o jornalista, que pode usar o Skype para enviar mensagens e fazer ligações para as fontes. É sempre muito bom anotar as mídias sociais da fonte, para economizar tempo e dinheiro e facilitar o contato, visto que muitas pessoas ficam online grande parte do tempo.
YOUTUBE
O youtube é um site que permite aos usuários carregar e compartilhar vídeos de forma digital. O site foi fundado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios trouxe na edição de fevereiro deste ano, a informação de que a cada minuto 100 horas de vídeo são publicadas no youtube. Cada vez mais as pessoas postam suas ideias, atividades e sentimentos em forma de vídeo para que outras possam assistir e compartilhar. Não existe limite para os temas. Dos mais simples ao mais complexos. Os canais são criados pelos usuários, que podem compartilhar vídeos sobre vários assuntos. O usuário também pode adicionar um comentário sobre o vídeo. Quanto mais visualizações, mais valorizado o vídeo que começa a chamar atenção de outras mídias. Para o jornalista é uma ótima oportunidade para buscar informações e conhecer mais sobre o assunto.
E as mídias sociais não param de crescer...
O mundo das mídias sociais ganha mais adeptos a cada dia. Para atender os desejos e as necessidades dos internautas, as empresas criam mídias específicas para cada grupo, onde você pode postar, compartilhar, ler, ouvir e ver assuntos que você gosta e se identifica. Para os jornalistas, são milhares de informações que podem gerar pautas, mas que precisam de técnica e profissionalismo na área de apurá-las. Nem tudo que esta na web é verdade e muitas vezes “a cereja do bolo” mas está bem guardada, longe da vida online.
Dica de leitura
A Revolução das Mídias Sociais
Autor: André Telles
30 dias para arrasar nas Mídias Sociais
Autor: Gail Z.Martin
Sugestão de filme
A Rede Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário