TRADUTOR * NOSSO CONTATO cursosbrasilqualificado@gmail.com

.

10º Lição: Perfil do Jornalismo de web

Perfil do Jornalismo de web

Perfil do Jornalista de Web
A mudança no jornalismo causada pela inserção dos materiais na web criou também um novo perfil de profissional. O jornalista que antes corria atrás da informação com ligações pelo telefone fixo e levava o bloco de notas para anotar os dados, hoje precisa de mais conhecimento para dar o “furo”. A velocidade e as ferramentas para a recepção da informação são inúmeras e necessitam de agilidade e domínio.
De acordo com MOHERDAUI (2000, p.188):
Além de trabalhar em parceria com um técnico e um designer, como defende o jornalista Luciano Martins, o jornalista da web também deve ter habilidades para trabalhar com edição de home Page e canais, experiência em produzir reportagens multiformes e notícias hipertextuais e capacidade de criar pacotes multimídia.  Também deve ter conhecimento em Photoshop (para tratamento de imagem) e editores de áudio, vídeo e Flash, entre outros. Além dos requisitos necessários como texto final, acurácia gramatical, boa formação cultural, ser bem informado, ter o domínio de um ou mais idiomas, facilidade de escrever sobre temas variados, o profissional que trabalha com jornalismo digital tem que conhecer em profundidade o conceito de jornalismo assistido por computador (CAR, sigla em inglês) , que abrange quatro modalidades: 1) Reportagem, 2) Pesquisa, 3) referência, 4) encontro, segundo classificação da Pesquisadora Nora Paul.
Com o surgimento das mídias sociais, o jornalista precisa ficar atento as informações que nelas são publicadas, acompanhar as novas plataformas e as mudanças. Notícias que fizeram história foram publicadas através do twitter. A morte do terrorista Osama Bin Laden foi um exemplo. Em 140 caracteres em questão de segundos, decisões são anunciadas.
Os jornalistas terão que levar suas histórias até o público através das mídias sociais. Eles terão que se envolver com leitores e espectadores e linkar suas informações. O sucesso do jornalista dependerá de seu conhecimento e capacidade de escrever coisas com credibilidade. Eles terão que estar prontos para compartilhar informações e fazer o papel de jornalista colaborativo.
Para Prado (2011, p.6) o jornalista de web deve ter outra visão sobre o seu trabalho:
Formar o jornalista deste tempo é mais complexo do que simplesmente deixá-lo a par de como lidar com esse metameio e com as ferramentas não habituais; é incitá-lo a refletir e desenvolver senso crítico a respeito do próprio desenvolvimento do jornalismo na web. É bastante conveniente bater nesta tecla, a da crítica, para que o ciberambiente melhore e cresça. Enquanto isso alguns professores, mesmo que ainda relutem em ignorar o jornalismo on-line, estão repensando o modelo tradicional e dosando o ensino dos dois modos de fazer jornalismo, o analógico e o digital, pois não se trata de colocar um contra o outro, mas sim de mostrar a diferença e a complementação do digital que incide sobre o analógico (...).
O jornalista de web precisa estar mais atento ao que acontece ao seu redor dentro e fora do mundo virtual. Precisa estar vasculhando as mídias sociais e buscando ferramentas diferenciadas que facilitem esta busca. Segundo Prado (2011, p.59) (...) deu no Jornal The Guardian, em 5 de março de 2009, que o canal de notícias britânico Sky News criou um cargo de correspondente no Twitter. Sim, o cargo é real. O trabalho será vasculhar o popular sítio demicroblogging em busca de notícias (...).
Hoje muitos jornalistas já repassam suas informações através do twitter, interligando outras mídias sociais como no caso do facebook, Twitter, youtube, e flickr. O jornalista grava uma matéria em uma câmera pequena, ou muitas vezes usa o próprio Iphone para gravar com melhor qualidade. Edita o material em um programa na internet comomoviemakerFine Cute, ou ainda Premiere, e coloca no youtube. Escreve uma cabeça, envia o link e a principal informação e posta no Twitter, que ao mesmo tempo, já é postado no facebook. Faz fotos da notícia e coloca no flickr e faz um link para o facebook e Twitter. Em poucos minutos, informações, vídeos e fotos estão ao alcance de todos na internet.
Jornais de referência mundial como o The New York Times treinaram seus jornalistas para que eles pudessem saber usar uma câmera de vídeo e gravar suas reportagens. A necessidade de jornalistas multimídias já faz diferença no mercado de trabalho, e fará cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário