Introdução
A internet se tornou um espaço de busca com uma infinidade de utilizações, que vão desde uma pesquisa para a faculdade até uma receita de bolo. O tempo em que as pessoas ficam conectadas aumenta a cada dia mais. Com a criação das mídias sociais desenvolve-se um comportamento humano voltado a uma atualização das atividades diárias envolvendo lazer e trabalho. Hoje, muitas atividades são resolvidas pela internet, assim como a própria troca de informações e relacionamentos. A rotina exige cada vez mais a concentração e cria o afastamento do indivíduo nas relações pessoais da sociedade. Todo mundo quer estar informado através de um clique!
De acordo com informações da Revista Exame Info. Ed. 305, julho de 2011, o instituto de pesquisas E.life informou que 42,5% dos internautas ficam mais de 41 horas por semana conectados. São quase seis horas diárias de navegação. Entre as principais atividades online, destaques para o facebook, o Twitter e os programas de bate-papo como o MSN, e atualmente o app whatsapp.
O Twitter, microblogging criado em 2006, está revolucionando a comunicação por meio das mídias sociais. Envolve pessoas do mundo todo e compartilha informações de forma exponencial. Criado há apenas três anos o Twitter deixou de ser apenas um canal de microbloggins pessoais, concebido para que alguém conte o que faz em telegráficos 140 toques, e virou fonte e ao mesmo tempo disseminador de informações. (...) o Twitter ajuda o jornalista a se aproximar e até ouvir melhor o leitor. (pág 28 e 29) Fonte: Revista Plug Especial Digital. Editora Abril, 2009. São Paulo.
O facebook é uma das mídias sociais de maior destaque na atualidade. De acordo com dados do site G1, fechou 2013 com 67,96% da audiência no Brasil entre as redes sociais em dezembro, segundo dados da Hitwise. A mídia é líder no levantamento da ferramenta de inteligência em marketing digital da Serasa Experian desde janeiro de 2012. Segundo informações da Rede de Jornalistas Internacionais (https://ijnet.org/pt-br/stories/seis-dicas-de-como-usar-facebook-no-jornalismo), o Facebook recentemente anunciou planos de se dirigir aos jornalistas, fornecendo-lhes treinamento sobre a melhor forma de interagir com seu público via Facebook. A página Facebook+ Journalists funciona como uma comunidade no Facebook para jornalistas e oferece recursos úteis.
As mídias sociais modificaram a maneira de envolver as pessoas com os noticiários. Antes as pessoas comentavam em pequenas rodas de amigos, na rua ou no trabalho e hoje passaram a crescer em uma proporção muito maior, na internet e em tempo real.
O webjornalismo foi sendo implementado a partir da segunda metade dos anos de 1990, porém apenas no final da década é que se estabeleceu de forma abrangente, detectando um verdadeiro boom (...) Era chamada de Nova Economia, ou seja economia gerada pela internet. O webjornalismo e seus portais eram considerados um novo negócio. (pág. 31).
De acordo com Prado (2011, p.198) Os fluxos de transmissão de informação, outrora unidirecionais, passaram para bidirecionais (no telefone) e hoje são multidirecionais, ou seja, de muitos, para muitos, com uma forte capacidade de articulação. Algo que a cibercultura facilita, colocando todos em uma mesma nuvem.
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