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12º Lição: Jornalismo Blog

Blog

Um espaço para expressar pensamentos e ideias na internet. Uma página onde as pessoas podem escrever sobre determinados assuntos, adicionar outras páginas, colocar links e postar vídeos e áudios. Um diário virtual. Estas podem ser algumas definições do blog, que teve início em 1994 e até os dias atuais vem ganhando mais adeptos pelo mundo.
De acordo com Foschini e Taddei (2006, apud PRADO 2011, p.168):
Blog é um fenômeno do século XXI. Apareceu pela primeira vez em 1994, quando o estudante norte- americano Justin Hall criou um dos primeiros sites com formato de blog de que se tem notícia, e popularizou-se a partir de 1999, com o surgimento de ferramentas de publicação que não envolve gastos ou conhecimento técnico. Mas foi em 2001 que despontou como fenômeno.
Os blogs começaram a ser utilizados após o ano de 1998, trazendo facilidade e tecnologia para quem gostava de escrever. Os sites eram difíceis de serem criados e complexos demais para quem não compreendia a linguagem HTML. Com a chegada do blog, mesmo as pessoas que não tinham muita facilidade conseguiam postar seus materiais, montar e editar.  “Oferecia a evolução da interface, quase intuitiva, já com hospedagem, criação automática de um endereço e até layout previamente montado e editado. Foi um marco na produção da escrita livre”. (Prado, 2011, p.168).
A tecnologia possibilitou a melhora na qualidade dos blogs, com mais ferramentas e facilidades. Quando uma pessoa vai criar seu blog, ela pode fazê-lo com seus gostos e características para que ele tenha o formato desejado. Em um blog de moda, por exemplo, o layout pode conter imagens e cores relacionadas ao tema, assim como fotos, vídeos e outros links direcionados ao que será trabalhado.
Com a explosão da utilização do blog na internet, as páginas foram se tornando cada vez mais segmentadas em diversos assuntos. Alguns blogs foram ligados as empresas e fazem parte do material de comunicação, são totalmente independentes e substituem os sites.
No jornalismo, os blogs ganharam um espaço importante e já fazem parte do material de web. O jornal impresso em sua versão online, hoje, em muitos casos possui a coluna do jornalismo em formato de blog, em uma forma descontraída, e uma linguagem específica para a web. A atualização do blog pode ser feita a qualquer momento, já que trabalha com o tempo real. O Jornal de Santa Catarina é um exemplo de veículo que utiliza o blog como espaço para a exposição da opinião do jornalista, e disponibiliza o espaço para a opinião do internauta. Os blogs estão hospedados no site jornal.
Para Prado (2011, p.169):
(...) o blog apresenta como novidade formal, um modelo de disposição do conteúdo que foge da hierarquização da informação segundo a sua importância. Muito justamente pela questão do formato, como os próprios blogs de colunistas abrigados dentro de um portal de um conglomerado, como acontece no G1, na Folha.com, e no Estadão.com.br. (...) A diagramação também é outra. Como nos blogs o que vem primeiro, em destaque, é o post mais atual, ocorre à quebra de que a notícia do dia merece destaque no alto da página (...).
Atualmente os endereços www.blogger.com, e www.wordpress.comhttp://blog.uol.com.br são alguns dos sites que permitem a criação de blogs na internet. De fácil utilização e compreensão, os sites exigem o preenchimento de um formulário e um e-mail de identificação. O blog é gratuito e não possui tempo de utilização.

O termo “blogueiro” atribuído a pessoa que alimenta um blog hoje se tornou uma profissão. Com o desenvolvimento da tecnologia e a mudança no comportamento da sociedade em busca de informações pela internet em tempo real, as empresas e veículos têm investido cada vez mais na contratação de profissionais para postar nos blogs.
Para Prado (2011, p.171):
É notório que a prática do jornalismo profissional exige cumprimento de certas regras a que o blogueiro (não jornalista) não se atém, nem se trata de não querer segui-las, simplesmente não as seguem, normalmente por não serem jornalistas, não estarem atrelados a veículos. Daí a generalização das pessoas de que todo blogueiro é igual. É preciso distingui-los. Saber quais perseguem a ética jornalística e se preocupam com a veracidade das informações, enfim, os fatos do cotidiano, e consequentemente com credibilidade, e quais nem pensam nisso. Claro que é óbvio dizer que jornalista não inventa notícias, ou ao menos não deveria fazer isso, porém quando um blogueiro não identificado como jornalista escreve algo subjetivo, a crítica é feroz, esquecendo que ele mistura ficção e realidade porque, em geral é despretensioso, simplesmente, e não porque queira ferir as regras do bom e correto jornalismo (...).
No espaço de liberdade e facilidade de publicação na internet, é preciso que o jornalista saiba se posicionar diante de sua função como profissional. As informações estão por todas as partes, mas não são mais dadas somente por jornalistas, mas por quem está ligado no mundo virtual. O jornalista precisa estar atento a veracidade da informação e a checagem das fontes.
Para Prado (2011, p.173):
A simplicidade e a agilidade para a publicação de conteúdos novos, características tecnicamente inerentes ao blog, conferem a esta ferramenta um par perfeito de atributos para que se alcance um antigo fetiche jornalístico: vencer o tempo. Os jornalistas, auxiliados pelas tecnologias surgidas em cada contexto técnico-cultural, vêm imprimindo cada vez mais velocidade à produção das notícias, a fim de diminuir o intervalo entre a ocorrência de um fato e a sua divulgação. Nos nossos dias, o blog se apresenta como uma ótima arma nessa eterna corrida contra o tempo.
Escrever para um blog requer práticas diferenciadas da escrita para um material impresso. O espaço, a estrutura, e o material são diferentes. A escrita na web requer técnicas e habilidades para motivar o leitor e conquistá-lo a acompanhar as informações até o fim. De acordo com Pinho (2003, p.183), o texto para a nova mídia digital – e, em especial, a informação em conteúdo jornalístico – deve ser bem estudado e pensado, pois escrever para o mundo on-line é diferente de escrever para a página impressa.
Os textos utilizados nos veículos impressos podem ser colocados na web, porém precisam de adequação. Textos escritos para blog contem um caráter mais pessoal, muitas vezes com a transmissão de emoções. Abertura a participação do público é a oportunidade para uma resposta rápida à informação. A produção de textos seguindo as características da web, facilitam na hora da busca na internet.
De acordo com Pinho (2003, p.184):
A preparação de um texto claro, conciso e objetivo exige do redator que cada palavra tenha uma coisa a dizer. Ward (2002:16) faz seis recomendações para a redação de um texto enxuto: Não use mais palavras do que você precisa; Evite palavras longas se existem outras mais curtas; Evite palavras de significado complexo se houver outras alternativas; Sempre que possível, use palavras com um significado concreto e não abstrato; Seja específico em vez de usar generalidades, e dê as palavras o seu significado correto.
A utilização dos blogs ganhou destaque e visibilidade principalmente após a utilização destes durantes as tragédias. Em Santa Catarina em 2008, o mundo inteiro acompanhou imagens e relatos da situação dos moradores através das mídias sociais. As pessoas publicavam fotos legendas de locais onde a imprensa não conseguia chegar. Para Prado (2011, p.170) depois da tragédia, a audiência dos blogs disparou como espaço informativo, competindo com sites jornalísticos.
As campanhas políticas já aderiram às redes sociais em seus trabalhos para facilitar o contato com seus eleitores. Candidatos criaram perfis e promoveram ações através das ferramentas.
De acordo com Lemos e Lévy (2010, p.107):
Na campanha eleitoral de 2008 pela Casa Branca, candidatos utilizaram blogs e microblogs (especialmente Obama) para que o leitor pudesse saber exatamente o que eles estavam fazendo e onde. Vemos então a expansão planetária, e em outra roupagem, dos antigos newsgroups, grupos de discussão por temas, que começaram a se desenvolver de maneira autônoma nas redes informáticas interuniversitárias americanas e europeias nos anos de 1990. Hoje é difícil encontrar um internauta que não participe destas agregações sociais on-line.

Criar um blog
Todos os dias surgem milhares de blogs na internet cada vez mais segmentados. Porém muitas vezes as pessoas desistem de atualizá-los e acabam abandonando o projeto. Entre as justificativas estão a falta de tempo ou a falta de conteúdo para desenvolver os textos.
Se você não conhece muito a plataforma e gostaria de criar um blog, conheça nosso curso sobre Worpress Básicohttp://www.primecursos.com.br/wordpress-basico/
Outra opção de curso para se especializar nesta área e criar os layout para o seu blog é o curso de Web designerhttp://www.primecursos.com.br/webdesigner.
 Para que um blog seja conhecido e tenha visibilidade na internet uma das primeiras ações a serem feitas é a definição do que se quer escrever. É importante que a pessoa escreva algo que gosta, que se identifica para assim não perder o foco e ter vontade de escrever. Depois é preciso criar uma periodicidade para as postagens. Com o intenso fluxo de informações da web, é preciso ter sempre novidades para atrair o internauta. Se a pessoa visitar o blog por duas vezes e este não estiver atualizado, certamente ele não retornará novamente. Por isso é sempre bom informar ao leitor quando você realizará as postagens e mantê-las em dia.
  • Utilize as ferramentas disponíveis na web como imagens, fotos, vídeos e áudios. O conteúdo interativo é mais atrativo.
  • Criar uma enquete ou fazer uma pesquisa com seus leitores para saber o que eles gostariam de ler no seu blog também é interessante.
  • Fazer uma lista de livros, músicas e filmes pode ser uma maneira de chamar atenção dos leitores.
  • Para ter uma inspiração sobre o que escrever, faça pesquisas no google, em vídeos no youtube ou no facebook sobre assuntos que estão em alta na web. Visitar outros blogs, principalmente com muitos acessos também é interessante para verificar a maneira como são atualizados.
  • Produza textos e desperte o interesse de participação do internauta. Faça perguntas e inicie uma discussão. Nem sempre todos vão interagir, mas o que fizerem certamente voltarão ao blog.
  • Fazer texto com entrevistas ou com a participação de profissionais sobre determinado assunto pode gerar bons resultados.
  • Procure criar os conteúdos e não simplesmente copiar e colar. A criação do conteúdo sempre é mais valorizada pelo próprio google.
  • Escreva um tutorial.
  • Escreva as vantagens e desvantagens desta área.
  • Busque citações e informações para seus textos nos mais importantes e destacados profissionais da área.
  • Escreva sobre alguma situação ou um produto que utilizou na sua área.
  • Fazer um plano de ação para definir qual objetivo quer alcançar com a criação do blog é válido para quem quer muito mais que um espaço para expressar sua opinião. Você pode transformá-lo em um espaço comercial para vender produtos, serviços ou mesmo fazer publicidade.
  • Na hora da escrita é importante que o português esteja correto e que a linguagem seja simples para que todos possam compreender. Cuidado com o uso de siglas ou termos técnicos, pois não são da compreensão de todos.
  • Para atrair atenção do público o blog precisa ser de fácil usabilidade e ter um layout atrativo. Aproveite o espaço para inserir suas mídias sociais.
  • Mantenha seu blog simples.
  • O título é muito importante na hora da decisão do leitor visitar a sua página e ler o seu conteúdo.
  • Utilizar links nos textos ajuda a enriquecer o conteúdo. Você pode criar oportunidades para que o leitor conheça mais sobre o assunto.
  • Se as pessoas fazem comentários no seu blog o mais correto é responder, interagindo com a plataforma.
  • Faça pesquisas e busque inúmeras maneiras de fazer seus leitores amarem o seu blog. Dedique-se a ele!

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