Jornalismo Digital
O jornalismo digital toma conta dos veículos e transforma a comunicação. Inúmeras informações são agora publicadas via online, através de textos, links, hiperlinks, imagens e vídeos. As pautas surgem através de mensagens enviadas pelos internautas nas redes sociais e nos suportes midiáticos.
De acordo com MOHERDAUI (2000, p.119), o Jornalismo Digital é o termo utilizado para designar o jornalismo produzido na web ou outro suportes de publicação de conteúdo como, por exemplo, celular ou Ipod. Também é denominado jornalismo multimídia, pois implica a possibilidade da manipulação conjunta de dados digitalizados de diferentes naturezas: texto, som e imagem.
Com o aumento no número de pessoas conectadas a internet, os veículos de comunicação investem em tecnologia e pesquisas para melhorar e oferecer diferentes serviços ao internauta. Portais de notícias aderem à utilização de infográficos, slide shows e reportagens especiais para atrair atenção e levar informação com mais qualidade e rapidez as pessoas. Com formatos adequados a dispositivos móveis e facilidade de conexão, o jornalismo digital rompe barreiras e se adéqua aos avanços tecnológicos. O tempo gasto na internet coloca o Brasil em primeiro lugar em horas navegadas em domicílio que é em média de 21 horas e 38 minutos mensais, de acordo com MOHERDAUI (2000, p.11).
De acordo com dados do IBGE, verificou-se nos últimos anos um crescimento contínuo do número de domicílios com acesso à Internet, de 8,6% em 2001 para 23,8% em 2008. Naquele ano, ao todo, havia 13,7 milhões de domicílios particulares permanentes com acesso à rede por meio de computador. Os números refletem, porém, a desigualdade regional: enquanto o Sudeste tinha 31,5% de domicílios conectados, a região Norte contava com 10,6%.
Pesquisas recentes realizadas pelo IBOPE Nielsen Online do site http://www.ipnews.com.br mostram que o ano de 2010 representou mais um período de forte crescimento da internet no Brasil. O total de brasileiros com acesso em qualquer ambiente, considerando trabalho, residências, escolas, lan houses e outros pontos públicos, chegou a 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010, crescimento de 10% sobre os 67,5 milhões do ano anterior. A maior parte desse aumento deve ser atribuída à expansão da presença de computador em residências, uma tendência que se repete em outros mercados da América Latina e que aproxima o Brasil de países da Europa e os Estados Unidos, em que o domicílio é de longe o principal local de acesso.
Os números para 2011 mostram até agora, um crescimento de 24% a mais que o ano anterior. Outros suportes midiáticos como a TV e o rádio também ganharam espaço na web e se adéquam as exigências dos consumidores e dos suportes.
De acordo com MOHERDAUI (2000, p.58):
Portanto o jornalismo digital diferencia-se no jornalismo praticado nos meios de comunicação tradicionais pela forma de tratamento dos dados e pelas relações, que são articuladas com os usuários. Por sua vez, sendo a internet uma mídia bastante distinta, dos meios de comunicação tradicionais – televisão, cinema, rádio, jornal e revista, o jornalismo digital deve considerar e explorar a ser favor, cada uma das características que diferenciam a rede mundial desses veículos.

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